Engenharia de Avaliações - Avaliação de Imóveis 

Grande parte dos bens de entes públicos, de pessoas físicas e jurídicas consiste em bens imóveis, consequentemente muitas transações financeiras, permutas, disputas judiciais dentre outros, giram em torno dos bens imóveis, daí a importância de se conhecer o seu valor para evitar prejuízos e injustiças.

A avaliação de imóveis vem em auxílio para a tomada de decisões quanto ao uso e disposição desses bens; A avaliação é a arte de buscar soluções para um problema, encontrando e reunindo fatos, analisando-os a fim de chegar a conclusões aplicáveis ao caso, traduzindo-as em valores de bens.

A Ignis Engenharia atua em avaliações imobiliárias principalmente na cidade de Volta Redonda, onde fica a sua sede,  e região Sul Fluminense (Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Angra dos Reis).

 Faça o orçamento de sua avaliação clicando aqui

Produto final da avaliação

O produto final de uma avaliação é o Laudo, em que se descreverá todo o problema (que será a finalidade da avaliação), os métodos (estes normatizados pela ABNT (NBR - 14653:2), para se calcular o valor do bem avaliando, grau de fundamentação, as amostras de mercado (para o método de comparação direta, existem outros métodos dependendo do caso), todo o tratamento estatístico, homogeneização de fatores, inferência, e finalmente a conclusão com o justo valor do bem.

Passo a passo geral de uma avaliação

Em geral o cliente contrata o Engenheiro avaliador a fim de obter o valor de mercado de um bem tendo em vista alguma finalidade (dentre as que listei logo abaixo). O avaliador por sua vez irá levantar todas informações sobre o bem como o registro do imóvel, plantas do projeto, escritura e o que mais estiver disponível e for necessário de acordo com o caso. Então agendará uma vistoria e irá até o imóvel a fim de fotografar, realizar medições, também irá conhecer o entorno do imóvel para detectar aspectos valorizantes tais como, comércio serviços públicos, infraestrutura, transporte, acesso.

Então o avaliador irá procurar amostras (outros imóveis) em oferta ou que foram negociados recentemente com características mais próximas possíveis do bem avaliando; para melhor precisão do trabalho é necessário um número mínimo de amostras de acordo com o grau de precisão normatizado pela NBR - 14653:2.

A etapa do levantamento de amostras é de fundamental importância, os dados devem ser confiáveis e bem pesquisados para se evitar distorções quando do saneamento das amostras, cálculos e inferências. Essa etapa demanda bastante tempo e gastos de recursos por parte do avaliador.

Após isso calcula-se o justo valor do bem avaliando, saneando as amostras e as tornando compatíveis com ele, por meio de fatores homogeneizados. Com as amostras homogeneizadas parte-se para o uso de técnicas estatísticas como a inferência para se chegar ao valor.

Finalmente chega-se a elaboração do laudo em si, em que se descreve todo o processo, o imóvel, local, mercado, métodos, fatores limitantes e finalmente concluindo com o justo valor.

Ao final entrega-se o laudo ao cliente com a chancela do Engenheiro avaliador da Ignis Engenharia

 Faça o orçamento de sua avaliação clicando aqui

Por que utilizar os serviços de um Engenheiro Avaliador

De acordo com a NBR - 14653:2 e com o CPC (código de processo civil) a avaliação imobiliária é uma atividade inerente aos Engenheiros ou Arquitetos, a arte de estimar valores deve ser executada por profissionais com a formação apropriada, conhecimento técnico-científico além de experiência e boa percepção, levando em conta bom senso e visão atualizada do mercado imobiliário, só assim se obtém o sucesso de uma avaliação.

Um Engenheiro Avaliador traz confiabilidade a uma avaliação devido ao fato de as normas técnicas e procedimentos terem sido desenvolvidos por engenheiros e entidades relacionadas a engenharia, a avaliação depende da competência e integridade básicas do avaliador sem falar na habilidade de computar os dados de forma idônea  e científica, o engenheiro é dotado de todo ferramental técnico para uma correta avaliação, seja na parte matemática, estatística, metodologia até experiência em reconhecimento de padrões de construção, patologias, depreciação etc... e sua idoneidade reside no fato de o Engenheiro avaliador não atuar como agente intermediador de mercado o que colocaria em cheque sua parcialidade na avaliação; tudo isso garante que uma avaliação elaborada por esse profissional seja amplamente aceito em qualquer tipo de ação relacionada ao bem.

A Ignis dispõe de excelentes Engenheiros Avaliadores para suas demandas.

Atuamos em avaliações de imóveis urbanos ou rurais, residenciais, comerciais ou industriais, também atuamos na avaliação de equipamentos, máquinas e patrimônio em geral.

Principais casos em que se faz necessária a Avaliação

Para ilustrar as principais demandas que exigem uma avaliação, segue a lista:

1 – Transferência de Propriedade – Em casos de compra e venda para que compradores e vendedores tenham uma base de preço correta, de acordo com a conjuntura do mercado naquele momento, para suas negociações. Também para utilizar o valor do imóvel como base de permuta e levantamento patrimonial para empresas em caso de venda, compra, fusões e incorporações.

 

 2 – Financiamento e crédito – Garantia de empréstimo (hipoteca), auxilio para investidos na compra de imóveis em hipoteca, ou outro tipo de apólice, além de outros tipos de empréstimos sem a necessidade de hipoteca. Também a avaliação é utilizada como base para a concessão de crédito ao se comprar um imóvel financiado sendo bastante utilizado por bancos esse tipo de serviço.

 

3 – Justa indenização em desapropriações – Grande parte da área urbana de nosso país cresceu sem o devido planejamento o que resultou em cidades com problemas de mobilidade e sem a correta distribuição de serviços urbanos, e consequentemente o largo uso das desapropriações para readequar a cidades e os serviços urbanos, porém é necessário o serviço de avaliação para estimar o justo valor do imóvel e não onerar as pessoas que terão seus imóveis desapropriados.

4 – Tomadas de decisão sobre bens imóveis – A fim de detectar o melhor uso financeiro para determinado imóvel, se um investimento é viável ou não, realizando para tanto a avaliação, analises e comparações.

 

5 – Base para impostos – Avaliação para base de cálculo de IPTU, também para o ITBI (imposto sobre a transmissão de bens imóveis) em casos de transferências. Também pode-se determinar impostos sobre heranças ou doações.

6 – Para seguradoras – Definição do prêmio do seguro, no interesse da seguradora e do cliente.

 

7 – Justo valor de aluguel – tem por finalidade encontrar o justo valor locacional do imóvel, também servir como base para aplicação de sentenças de ações renovatórias e revisionais.

 

  Faça o orçamento de sua avaliação clicando aqui